sexta-feira, 28 de agosto de 2020

COMO ALCANÇAR UMA VISÃO TRANSFORMADORA DO EU? - Parte II

 



Robinson L Araujo[1]

Parte II

 

As quatros verdades sobre a condição natural do EGO humano, afirmando que ele é: Vazio, Dolorido, Atarefado e Frágil, nos levam a compreender que se faz necessário uma mudança radial em nosso EGO. O questionamento é: Como fazer?

O apóstolo Paulo em I Coríntios 4:1-2[2], afirma: "Não pensem que nós lideres, somos o que não somos. Somos servos de Cristo e não senhores dEle. Não somos guardiões; nossa responsabilidade é conduzi-los aos mais sublimes segredos de DEUS. Os requisitos exigidos de nós são: confiabilidade e conhecimento preciso". Ele, diante da discussão daqueles irmãos, acaba por fazer o seguinte pedido: "tratem-nos como servidores de Cristo".

Procurando no dicionário, encontra-se para servidor o seguinte significado: "Aquele que serve a alguém ou a uma instituição; servo, servente, empregado. Serviçal[3]". Sendo assim, Paulo apresenta a única exigência para ser um servidor de Jesus Cristo, assentado no Verso 2, sendo "confiabilidade e conhecimento preciso", em outras traduções: "Ser fiel ao Senhor".

Nesse caso, muitos líderes em nossos dias, acabam por exigir "fidelidade" ao "seu" ministério, esquecendo-se que não passa de um simples servo, sem direito a nada. A intenção da exigência é fruto de seu EGO.

O maior problema do 'cristianismo' hoje é a tentativa de alimentar o buraco negro que nosso EGO se torna. Um grande exemplo é quando hoje, ligamos a televisão e o centro da reportagem era a prisão do pastor Everaldo Pereira[4], presidente do PSC (Partido Social Cristão), onde a Polícia Federal o prendeu por corrupção em contratos da saúde pública do Rio de Janeiro. Ao invés de ser um abençoador e servo de Cristo, pela oportunidade de estar em um lugar estratégico e abençoar o povo, fazendo diferença, seu EGO o levou a escandalizar ainda mais a Igreja. Bem como o caso da deputada federal Flordelis, escandalizando o Evangelho de Jesus Cristo para alimentar o EGO de sua vaidade, decretando a morte de seu esposo.

Diferentemente dos exemplos mencionados, Paulo começa a descrever o que ele acha dele mesmo. Ele não busca nos irmãos de Corinto nem em nenhum tribunal humano o veredicto para que ele sinta ser alguém. Ele não busca poder, o arrastar multidões, a ser melhor. Não, se coloca na condição de servidor e ainda no verso 32, afirma: "Pouco importa o que vocês pensem ou digam a meu respeito. Eu não me avalio". Ele acaba por se tornar uma pessoa madura, ao ponte de nem ele mesmo se avaliar, quanto mais a avaliação que as outras pessoas têm a seu respeito.

Um grande problema que acaba por acarretar ansiedade e levando muitos a desenvolverem depressão, é a importância que dão na avaliação que as outras pessoas fazem a seu respeito. É importante lembrar que o próprio Instagram retirou o número de curtidas e visualizações de imagens postadas para o público, com a intenção de que as pessoas não fizessem comparações com outras, ou seja, ele foi mais avaliado que eu ou, não tive as "curtidas" que esperava, na ânsia de encher seu EGO.

A nossa identidade não pode estar vinculada ao que as pessoas dizem, acham ou ao veredicto que elas têm a meu respeito. Como ter essa convicção que Paulo nos revela, de não se importar com o que as pessoas achem, nem com a avaliação que ele mesmo deveria fazer de quem ele é? Como alcançar esse estágio de não sermos controlados pela opinião dos outros?

Sendo assim, o apóstolo Paulo começa a nos ensinar que os padrões das pessoas não devem nos influenciar; que não se deve valorizar demais o que as pessoas têm a nosso respeito. Assim, ele ensina que o importante é o que eu penso sobre mim, são os valores que eu mesmo determino e seus valores estão explícitos em I Timóteo 1:15-17, quando afirma:

"Aqui está uma palavra que você pode levar no coração e confiar nela: Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores. Eu sou a prova - o "pecador público número um" - de alguém que jamais conseguiria nada a não ser por pura misericórdia. E agora Ele me apresenta, como prova de Sua paciência sem fim, aos que confiam nEle para sempre. Profunda honra e esplendorosa glória ao Rei de todos os tempos - DEUS único, imortal, invisível, sempre e sempre. Amém!".

Aqui está o "segredo" de Paulo, confessar que ele era o pior deles, porém, saber que por ele mesmo nada poderia fazer, a não ser, pela misericórdia e reconhecimento do Filho de DEUS e Sua obra na cruz do calvário! Ele foge de sua "zona de conforto".

Olhando por este viés, não estamos acostumados a pessoas tão confiantes que afirmam ser a pior pessoa desse mundo. Pessoas que são honestas e confiantes que é cercada por todo tipo de falha e conflitos morais. Agora, é possível agir como o apóstolo? Respondo que sim, é possível!

O grande problema em agirmos como o apóstolo Paulo está vinculado ao nosso EGO, pois acaba nos convidando a nos julgar pela perspectiva que as pessoas criam em nós e pelas que nós mesmos criamos a nosso respeito. Paulo agia diferente.

Quando Paulo enxerga o pecado, ele não deixa que o erro destrua sua identidade. Assim ele acaba afirmando que alcançou um estágio no qual o seu EGO não chama a atenção para si, assim como qualquer outra parte de seu corpo, deixando de pensar em si mesmo. Mesmo quando faz algo certo ou errado, não mais relaciona o fato a ele mesmo. Nesse campo de visão, C.S. Lewis[5] afirma que a humildade do Evangelho mata a necessidade que tenho em pensar em mim mesmo, não precisando mais ligar as coisas a minha pessoa.

É somente por meio do verdadeiro Evangelho que nos proporciona esse tipo de humildade, levando a deixar o EGO satisfeito e não inflado. É pela sacies que o Evangelho proporciona ao nosso EGO que se deixa das preocupações com o que os outros pensam, falam, criticam e julgam. O Evangelho leva-nos a esquecer de nós mesmos, deixando de ficar ferido ou ficando mal diante das avaliações que são feitas por outras pessoas.

Acredito que a receita que o Evangelho nos dá é que passamos a não valorizar demais o que os outros pensam e suas opiniões a nós porque, como o próprio apóstolo afirmou em Gálatas 2:202: "De fato, fui crucificado com Cristo. Meu EGO não ocupa mais o primeiro lugar. Pouco me importa parecer justo ou ter um bom conceito entre vocês: não estou mais tentando impressionar DEUS. Agora Cristo vive em mim. A vida que vivo não é "minha", mas é vivida pela fé no Filho de DEUS, que me amou e se entregou por mim. E eu não volto mais atrás".

Quando nosso EGO é satisfeito/alimentado pela TRANSFORMAÇÃO do Evangelho e nos tornamos humildes ao invés de se abater pela critica, uma grande transformação começa a acontecer e passa a entender as críticas como uma oportunidade de mudança. Já não mais nos abatemos e sim, sentimos um desejo enorme de mudar, em virtude de Jesus Cristo viver em mim. E a nossa mudança se solidifica quando as coisas que giram em torno de mim, deixar de ser o sustentar de minha alegria.

 

Que o Senhor tenha misericórdia de nossa vida, ajudando-nos a transformar nosso EGO e viver em Sua dependência na busca de um caminhar em Vida Plena.

 

REFERÊNCIAS

KELLER, Timothy. EGO TRANSFORMADO: A Humildade que Brota do Evangelho e Traz a Verdadeira Alegria. Tradução de Eulália Pacheco Kregness. São Paulo: Vida Nova, 2014.


 
PETERSON, Heugene H. Bíblia A MENSAGEM em Linguagem Contemporânea. São Paulo: Editora Vida, 2011.



[1] Pastor - e-mail: robinson.luis@bol.com.br - Instagram/Facebook: @prrobinsonlaraujo

[2] Bíblia A Mensagem - Linguagem Contemporânea.

[5] Clive Staples Lewis (1898 - 1963). Cristão, professor e teólogo irlandês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário