segunda-feira, 31 de agosto de 2020

ALCANÇANDO UMA VISÃO TRANSFORMADORA DO EU!

 



Robinson L Araujo[1]

 

Após falarmos em Como Alcançar uma Visão Transformadora do Eu, é oportuno chegarmos ao ponto de, realmente, transformarmos nosso eu, o nosso EGO pessoal.

Para que alcancemos, foi necessário entender que o nosso EGO é: Vazio, Dolorido, Atarefado e Frágil, nos levam a compreender que se faz necessário uma mudança radial em nosso EGO. Agora a sugestão é: Como alcançar?

Nada melhor do que nos direcionarmos para o texto de Romanos 12:1-2[2], que nos diz:

Portanto, irmãos, suplico-lhes que entreguem seu corpo a Deus, por causa de tudo que ele fez por vocês. Que seja um sacrifício vivo e santo, do tipo que Deus considera agradável. Essa é a verdadeira forma de adorá-lo. Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês.

Aqui o apóstolo começa a nos dizer que pela força somente de nossa vontade ou determinação, não será possível quebrantar no EGO, ele perde, ou seja, vai além, ele suplica que a nossa atitude seja de entrega a DEUS, como um verdadeiro sacrifício. Somente assim, teremos possibilidade de agradá-Lo e adorá-LO.

Mas adiante ele fala que não é imitando o comportamento do mundo, mas deixando que Cristo faça toda a mudança e ela não começa em nosso exterior, como forma de agradar a sociedade ou a mim mesmo. Ela deve começar por onde Ele é Mestre em fazer: De dentro para Fora! Só assim, passaremos a experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS para sua e minha vida.

Ainda Romanos 8:12, Paulo afirma: "Agora, portanto, já não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus". Se Cristo adentrou em meu interior e me transformou, nenhuma condenação haverá sobre minha vida, mesmo a do meu EGO. Por isso ele pode afirmar: "Quanto a mim, pouco importa como sou avaliado por vocês ou por qualquer autoridade humana. Na verdade, nem minha própria avaliação é importante" - (I Coríntios 4:3)2.

Paulo, ainda mostra de que forma ele deixou de julgar a ele mesmo, como ele alcançou tamanha façanha:

Pois, quando procurei viver por meio da lei, ela me condenou. Portanto, morri para a lei a fim de viver para Deus. Fui crucificado com Cristo; assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. Portanto, vivo neste corpo terreno pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. (Gálatas 2:20)2.

Sendo assim, como ainda haveríamos de ficar preocupados se formos desprezados? Infelizes se formos rejeitados? Por dar tanta atenção à imagem que vemos no espelho?

Lembro-me da importância que eu dava para a pessoa que representava ser. Bom esposo, na eminência de nascer a minha primeira filha; preservava uma boa reputação dentro de meu serviço policial; não gostava de ficar devendo a ninguém, arcando assim com minhas dívidas; um líder "legal" dentro da igreja que congregava e etc.

Um dia, em cumprimento do dever legal, houve a necessidade de se dar voz de prisão e encaminhar um senhor para a delegacia. Uma catástrofe veio sobre minha vida. Insônia, ansiedade, início de uma depressão. O fato é que ele "maculou" o EGO que demorei uma a construir diante de mim e da sociedade. Em alguns minutos foi tudo destruído, com suas palavras diante da imprensa. Um tsunami na minha vida. O pior? Que aquelas pessoas que eu tinha como amigas e dentro de minha casa, questionava: será que não é verdade?

Hoje, agradeço imensamente aquele senhor, que me mostrou que meu EGO não serve para nada; que o verdadeiro sentido da vida é a vivencia que o Evangelho nos proporciona, como o apóstolo Paulo mesmo mencionou no (v3): "Nem a minha própria avaliação é importante".

Era isso que Paulo nos afirmava, não devemos depender do veredicto de ninguém, nem do mundo, nem mesmo dos cristãos, como o caso dos irmãos de Corinto, nem de mim mesmo. No verso 4 do capítulo 4 de I Coríntios2, ele nos trás uma ressalva: "Minha consciência está limpa, mas isso não prova que estou certo. O Senhor é quem me avaliará e decidirá". Ele afirma que mesmo que minha consciência esteja limpa, isso não me torna 'inocente.

Buscamos incansavelmente um veredicto final e definitivo que nos afirma a nossa importância e valor - alimentação do EGO - o problema que, dia após dia, nos veremos novamente sob julgamento no tribunal das pessoas e de mim mesmo.

Sendo assim, o meu EU/EGO precisa reconhecer que ninguém, nem mesmo eu, poderei me justificar e tornar-me inocente se não for por Jesus Cristo. Talvez você ache a maior loucura! Mas, é somente  pelo reconhecimento e entrega do ato do Senhor na Cruz é que poderemos ser salvos e nos libertar de nós mesmos. Passamos a entender que é a opinião que DEUS tem a meu respeito que realmente importa pois, Ele que irá nos julgar.

Com a morte e ressurreição de Jesus Cristo, o veredicto foi anunciado, a partir do momento que se crê, DEUS nos imputa as ações perfeitas de Cristo, Seu desempenho como se fossem nossas e nos adota como filhos, reafirmando o que Ele mesmo disse a Seu Filho: "Você é meu Filho amado, que me dá grande alegria”. (Marcos 1:11b)2. É o processo para alcançarmos a transformação de nosso EU/EGO!


Que o Senhor tenha misericórdia de nossa vida, ajudando-nos a transformar nosso EGO e viver em Sua dependência na busca de um caminhar em Vida Plena.


 
 

 

 


REFERÊNCIAS

KELLER, Timothy. EGO TRANSFORMADO: A Humildade que Brota do Evangelho e Traz a Verdadeira Alegria. Tradução de Eulália Pacheco Kregness. São Paulo: Vida Nova, 2014.

Bíblia Nova Versão Transformadora. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/nvt>. Acessado em 31 ago. 2020.



[1] Pastor - e-mail: robinson.luis@bol.com.br - Instagram/Facebook: @prrobinsonlaraujo

[2] Bíblia Nova Versão Transformadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário