quinta-feira, 27 de agosto de 2020

COMO ALCANÇAR UMA VISÃO TRANSFORMADORA DO EU? - Parte I

 



Robinson L Araujo[1]

Parte I

 

É possível nos perguntarmos quais são as marcas de um coração radicalmente transformado pela graça de DEUS?

Uma das marcas é a transformação do nosso "eu", do EGO que por vezes tende a atrapalhar nossa comunhão com DEUS, nos enchendo de orgulho por nossas próprias ações.

O apóstolo Paulo, acabou por estar envolvido em uma discussão com irmãos de Corinto, tendo que intervir no orgulho que o EGO provoca no coração do homem, quando relata em I Coríntios 3:3, vejamos: "porque ainda são controlados por sua natureza humana. Têm ciúme uns dos outros, discutem e brigam entre si. Acaso isso não mostra que são controlados por sua natureza humana e que vivem como pessoas do mundo?"

Aqueles irmãos, ao se ler os versículos seguintes, estavam discutindo quem era melhor, pois diziam: eu sou de Apolo e outros de Paulo. O orgulho que brotava do EGO daqueles irmãos, não é muito diferente do que encontramos hoje, quando pessoas acabam defendendo a denominação ou templo a que congregam, julgando-se melhor que as outras.

Um fato interessante e não quero me aprofundar no assunto, por não ser o proposto no referido texto, é quando se envolve os chamados "dons do Espírito". Quanta vaidade é colocada em jogo, julgando-se melhores por exercer "dons" que, supostamente outros não possuem, como o de "línguas".

Interessante é o que o escritor Timothy Keller, em seu livro EGO Transformado, nos chama a atenção a respeito do EGO que brota dentro de nós. Ele apresenta quatro verdades sobre a condição natural do EGO humano, afirmando que ele é: Vazio, Dolorido, Atarefado e Frágil.

Vejamos mais detalhado:

·         Ele é Vazio - Existe um vazio dentro do EGO humano, tornando o seu centro OCO. O escritor Søren Kierkegaard[2], acaba afirmando que o coração humano cria sua identidade em torno de algo que não seja DEUS. Podendo ser chamado de "orgulho espiritual", onde o indivíduo acaba por achar que se tem competência suficiente para conduzir sua vida, desenvolver seus projetos, acionando o senso de valor pessoal, tentando descobrir um propósito grande o suficiente para dar sentido a vida, deixando DEUS de lado. O EGO busca algo que lhe dê senso de valor, de singularidade e de propósito e nisso, ele acaba se apoiando, na tentativa de colocar qualquer "coisa" no lugar que deveria ser reservado somente a DEUS.

·         Ele é Dolorido - Dificilmente se pensa no cuidado do corpo quando tudo está bem, quando não se tem nenhum tipo de dor que nos leve a preocupação. Só prestamos atenção em nosso corpo, quando existe um membro que dói.  Com nosso EGO não é diferente, ele dói porque ele vive chamando a atenção para si mesmo - e isso todos os dias. O EGO nunca se sente feliz, existindo necessidade de ser massageado diariamente, como aqueles irmãos de Corinto, quando discutiam quem era melhor, Paulo ou Apolo. Hoje a situação continua a mesma, quando colocamos a nossa sabedoria n lugar de DEUS, quando se menospreza o irmão por ser mais humilde, quando se chama a atenção para si e se esquece que a atenção deve estar em Jesus Cristo.

·         Ele é Atarefado - É atarefado porque faz de tudo para ser notado, vivendo ocupado tentando encher o vazio, o "oco". Sendo incansável, principalmente em duas tarefas, a da comparação e a da vanglória. C.S. Lewis[3] afirma que o orgulho não se satisfaz em ter uma coisa, mas em tê-la em quantidade maior que os outros, ou seja, tem-se orgulho de se ser apenas mais bem-sucedido, inteligente ou simplesmente mais bonito que o outro.  O orgulho é o prazer de se sentir melhor do que o outro. O nosso EGO vive ocupado, ocupadíssimo o tempo todo, tentando melhorar nosso "currículo" para mostrar que somos melhores do que o outro. É justamente o que os irmãos estavam fazendo, precisando para chamar a atenção, quem é Paulo? Quem é Apolo? Somos apenas servidores de DEUS (v.5).

·         Ele é Frágil - É frágil, pelo motivo de se poder comparar a um balão que, quando inflado corre o risco de estourar, não restando mais nada, por estar cheio somente de ar. Nosso EGO age assim também, quando atendemos os desejos carnais de nosso EGO, apenas o abastecendo com ar e não com algo sólido, com substância. Nosso EGO é insaciável, como um buraco negro, por mais que se tente abastecê-lo, ele continua sempre vazio, querendo mais.

O apóstolo Paulo queria mostrar aos irmãos de Corintos que deveriam deixar de discutir ou brigar por causa dele ou de Apolo na busca de um relacionamento especial com um deles. Ele chama atenção em que não se deve buscar um relacionamento especial e sim, uma amizade verdadeira. Quando se põe em prática um relacionamento de amizade verdadeira, não se tem espaço para discussão, invejas ou julgamentos.

Em I Coríntios 4:3-4, Paulo mostra que o Evangelho transformou seu senso de valor próprio e sua identidade, massacrando seu EGO, vejamos: "Quanto a mim, pouco importa como sou avaliado por vocês ou por qualquer autoridade humana. Na verdade, nem minha própria avaliação é importante. Minha consciência está limpa, mas isso não prova que estou certo. O Senhor é quem me avaliará e decidirá".

 

Que o Senhor tenha misericórdia de nossa vida, ajudando-nos a quebrar no EGO e viver em Sua dependência na busca de um caminhar em Vida Plena.

 

REFERÊNCIAS

Bíblia Nova Versão Transformadora. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/nvt>. Acessado em 27 ago. 2020.

KELLER, Timothy. EGO TRANSFORMADO: A Humildade que Brota do Evangelho e Traz a Verdadeira Alegria. Tradução de Eulália Pacheco Kregness. São Paulo: Vida Nova, 2014.



[1] Pastor - e-mail: robinson.luis@bol.com.br - Instagram/Facebook: @prrobinsonlaraujo

[2] Søren Aabye Kierkegaard (1813 - 1855). Profundo cristão, filósofo e teólogo dinamarquês.

[3] Clive Staples Lewis (1898 - 1963). Cristão, professor e teólogo irlândes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário