terça-feira, 4 de outubro de 2022

ANSIEDADE PROVOCADA PELOS PÚLPITOS DA RELIGIOSIDADE

 


Robinson L Araujo[1]

 

O que tem levados pessoas a viverem cada dia mais ansiosas? Qual a sua preocupação? O que tem levado você a perder até mesmo o sono nos últimos dias?

Para entendermos melhor, vamos definir a palavra ansiedade. Ansiedade é um sentimento ligado à preocupação, nervosismo e medo intenso. Apesar de ser uma reação natural do corpo, a ansiedade pode virar um distúrbio quando passa a atrapalhar nosso dia a dia. De fato, os transtornos de ansiedade são mais comuns do que se imagina.

Vivemos dias conturbados, principalmente relacionados a política. A postura daqueles que estão na frente de congregações (lugar que muitos intitulam de igreja), tem levado seus membros a viverem um verdadeiro medo e pavor do que poderá vir, se, caso o político A ou B - entendendo direita ou esquerda – ganhe as eleições.

Paz (2022), nos alerta:

No Brasil de 2022, seja à direita, seja à esquerda, uma polarização permeada por ódio político tem contaminado comunidades e relacionamentos cristãos. Existe um ar de “salvacionismo” por meio da política. Existe um ar de “guerra cultural” e um “clima de violência em nome de Deus” que têm exposto um lado sombrio do evangelicalismo brasileiro.

Política importa para o cristão. Devemos debater sobre política e defender pautas e valores caros à Palavra de Deus. Contudo, essa consciência e cosmovisão cristã na política têm demonstrado uma complacência com pecados de políticos de estimação e um ódio político contra adversários em nome de Deus. Nesse cenário, quantos cristãos têm se parecido mais com seu político admirado do que com Cristo?

A postura cristã, que deveria se assemelhar ao serviço e testemunho de Daniel na Babilônia, tem se tornado uma atitude de domínio do mundo por meio da força do Estado.

Não que o cristão não deva se envolver em política, mas a própria ignorância daqueles que estão a frente, acabam por levar o caos na vida dos que congregam. O lugar que seria para transformar vidas, abraçar e transmitir paz ao aflito, fortalecer o cansado e fadigado, leva o ódio contra os próprios irmãos, por não concordarem com seus anseios políticos, sem ao menos conhecerem a história e o contexto. Oportunistas!

Importante frisar que a política não tem o papel de “salvar” a Igreja. Somos salvos pelo ato de reconhecimento do que Jesus Cristo fez na cruz do calvário, quando aceitamos e confessamos, nos levando a um direcionamento diferente do meu modo de viver.

Entretanto pessoas passam a sentir certo “medo” do futuro. O medo é importante em nossa caminhada, por nos impor limites. Porém, seu excesso nos prejudica e leva-nos a uma vida de ansiosa. O livro de Eclesiastes 2:22[2], adverte: “O que as pessoas ganham com tanto esforço e ansiedade debaixo do sol?”

Debaixo do sol é conotação de vida cansada, fadigada, sofrida. Para que viver, debaixo de tamanho sofrimento e mais, levar as pessoas a viverem assim?

Nos versos 23 e 24 do mesmo capítulo, ele responde:

Apenas dias plenos de tristeza, amargura, fadiga e insónias. Não há dúvida que é algo que não tem lógica.

Portanto cheguei à conclusão que não havia nada melhor para o ser humano do que comer, beber e beneficiar do resultado do seu esforço, do seu trabalho. Constatei assim que é Deus quem lhe oferece este prazer, porque quem é que pode comer ou gozar da vida se não lho for concedido por ele? (Eclesiastes 2:23,24[3]).

O púlpito é lugar de denuncia do pecado, oferecimento de uma mudança no propósito de vida, religação do homem pecador criado por DEUS e afastado/condenado pelo pecado, para uma vida de adoção, deixando DEUS de ser apenas Criador e se tornando Pai.

DEUS tem nos oferecido o próprio prazer da vida, fruto de nosso trabalho, trabalho esse conquistado com noites acordadas nos estudos, se preparando para o mercado de trabalho e, ao invés de aproveitar, acabamos enclausurados pelo medo que a ansiedade exagerada proporciona.

Paz (2022) ainda afirma que a idolatria em tempos de polarização política tem demonstrado algumas consequências. Consequências longínquas das verdades que a Palavra de DEUS proporciona ao homem, vejamos:

1)           Não-denúncia dos pecados de políticos de estimação;

2)           Suavização dos pecados de um polo político;

3)           Substituição do amor cristão por ódio político;

4)           Apropriação da Palavra de Deus para justificar uma postura puramente agressiva e violenta contra oponentes políticos;

5)           Ira contra irmãos que criticam políticos admirados;

6)           Redes sociais de alguns líderes ortodoxos que se tornaram um centro de ódio político;

7)           Desejo que o Estado seja o instrumento para implantar o Reino de Deus na terra.

A isso, o Apóstolo Pedro deixou claro:

Abandonem-lhe (Entreguem-lhe) toda a vossa ansiedade, porque ele cuida de vocês.

Vivam despretensiosamente; e estejam vigilantes quanto aos ataques do Diabo, o vosso inimigo, que anda à volta rugindo como um leão, buscando a quem possa tragar. (1 Pedro 5:7,8[4]).

O apóstolo Pedro nos convida a abandonar, ou seja, deixar, afastar-se de (um lugar) para sempre ou por um longo período, nosso ímpeto de ansiedade, nas mãos de DEUS.

Existe uma preocupação sim, que devemos levar em conta, algo que a ideologia política tem levado a deixar no esquecimento, que reflete em nossa vida espiritual, a vigilância.

O nosso maior adversário é aquele que não enxergamos, ou seja, o Diabo. Ele tem um propósito que é de roubar, matar e destruir e, é o que ele tem feito nesses dias, quando o medo e o ódio são disseminados na vida das pessoas que estão dentro das congregações.

Tenha avivado em sua mente o que Filipenses 4:6-7[5] afirma:

Não se aflijam nem se preocupem. Em vez de se preocupar, orem. Permitam que as súplicas e os louvores transformem seus receios em orações, permitindo que Deus os conheça. Antes que vocês percebam, a compreensão da integridade de Deus, que só contribui para o bem, virá e os acalmará. É maravilhoso o que acontece quando Cristo retira a preocupação do centro da vida humana.

Ao invés de preocupações, devemos como Corpo de Cristo, orar. A Palavra de DEUS ainda nos afirma que: “E sabemos que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados de acordo com seu propósito. (Romanos 8:28[6]). Aqui cabem, ao menos, três sugestões para evitar o “salvacionismo” político, proposto por Paz (2022):

1)           Desconfie de quem só vê um gume na Palavra de Deus para criticar um lado político;

2) Nunca tenha político de estimação que não possa criticar; e
3) Não esqueça que o Reino de Deus não é deste mundo.

O Senhor, por meio do Profeta Oséias, acaba por advertir, tanto o povo, como aqueles que se intitulam sacerdotes, no seu capítulo 4[7], vejamos: “O Meu povo está arruinado porque não sabe o que é certo nem verdadeiro” (v.6). Temos sofridos como povo de DEUS por não procurarmos entender as coisas.

Não podemos perecer pela falta de entendimento. Não é porque alguém lança que “DEUS falou com ela” que realmente o Senhor falou com ela. Contra DEUS não há argumento, mas será que o pronunciado realmente é de DEUS? Só entenderemos se nos abstermos da ignorância e nos propusermos a buscar sabedoria, principalmente pela leitura da Palavra de DEUS.

Depois, no verso 7 e 8, direciona aos líderes: “Vocês viraram as costas para o conhecimento, por isso, Eu virei as costas para vocês, sacerdotes. Vocês se negam a reconhecer a revelação de DEUS, por isso já não reconheço seus filhos. Eles transformam a Glória em vergonha”.

Para concluirmos, gostaria que você refletisse no que Filipenses sugere:

Resumindo, amigos, o melhor que vocês têm a fazer é encher a mente e o pensamento com coisas verdadeiras, nobres, respeitáveis, autênticas, úteis, graciosas — o melhor, não o pior; o belo, não o feio. Coisas para elogiar, não para amaldiçoar. Ponham em prática o que aprenderam de mim, o que ouviram, viram e entenderam. Façam assim, e Deus, que é soberano, irá tornar real em vocês a mais excelente harmonia. (Filipenses 4:8-9[8]).

Devemos provocar uma Metanoia em nossa maneira de pensar e agir. A política é boa? Sim, mas não para ocuparem nossos púlpitos, segregando os ouvintes que estão sedentos de DEUS. O poder de DEUS não se relaciona com um voto.

Sendo assim, somos convidados a encher nossa mente com o que há de melhor da parte de DEUS, a verdade, a nobreza, o respeito, com o melhor e não o pior, com coisas que realmente nos levam para cima e não as que nos arrastam para baixo.

A nossa guerra não pode ser entre nós. Efésios 6:12[9], afirma: “Pois na verdade o nosso combate não é contra seres humanos, mas sim contra forças malignas, contra ditaduras que atuam nas trevas, contra verdadeiros exércitos de espíritos do mal que dominam nas esferas do mundo sobrenatural”.

Lembrando o que o Apóstolo Paulo escreveu aos romanos: “Submetam-se aos poderes instituídos. Porque a autoridade que possuem é-lhes concedida por Deus. Por isso os que recusam obedecer às leis do país revoltam-se contra uma ordem que Deus estabeleceu, e trarão sobre si o seu juízo. (Romanos 13:1,2[10]).

Nada acontece sem a permissão de DEUS. Não importa quem vença as eleições, temos o papel de interceder, clamar, pedir que o Senhor transforme a vida e atitudes dos que nos governam. Denunciando o pecado e as falcatruas, para vivermos a vontade do Pai.

A nossa força está na ORAÇÃO.

Que possamos Viver em Vida Plena.

 

REFERÊNCIAS

Ansiedade. Disponível em: < https://zenklub.com.br/blog/saude-bem-estar/ansiedade/#:~:text=Ansiedade%20%C3%A9%20um%20sentimento%20ligado,comuns%20do%20que%20se%20imagina.>. Acesso em: 04 out. 2022.

Bíblia Nova Versão Transformadora. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/nvt>. Acesso em: 04 out. 2022.

Bíblia O Livro. Disponível em: < https://www.bibliaonline.com.br/ol>. Acesso em: 04 out. 2022.

PAZ, Anderson. Idolatria em tempos de polarização política. Disponível em: <https://www.ultimato.com.br/conteudo/idolatria-em-tempos-de-polarizacao-politica>. Acesso: 04 out. 2022.

PETERSON, Heugene H. Bíblia A MENSAGEM em Linguagem Contemporânea. São Paulo: Editora Vida, 2011.


[1] Pastor – Redes sociais: @prrobinsonlaraujo

[2] Bíblia Versão Transformadora

[3] O Livro

[4] O Livro

[5] A Mensagem

[6] Bíblia Nova Versão Transformadora

[7] A Mensagem

[8] A Mensagem

[9] O Livro

[10] O Livro


Nenhum comentário:

Postar um comentário