segunda-feira, 26 de setembro de 2022

O FARDO QUE NÃO CORRESPONDE À UMA VIDA CRISTÃ.

 


Robinson L Araujo[1]

 

Ontem, estando no culto, a irmã que fez abertura do mesmo, pediu para a congregação abrir a Bíblia no livro de Mateus, capítulo 11, dos versos 28-30. Em seguida, começou a trazer uma breve explanação sobre os versículos lidos, comparando a sua vida diária. O que chamou atenção, foi justamente o “fardo” na igreja, como sendo algo cansativo, dentre tudo o que deveria fazer, ainda tinha as “coisas” da igreja.

Curiosamente, uma das filhas acompanhara seu bisavô em outra congregação, onde a mensagem foi transmitida por um “pregador”, via on-line. Segundo ela, o cerne da mensagem era o julgo que o mesmo lançava sobre a vida das pessoas, bem como, ainda afirmando: “se você lutar pelos seus direitos, exercendo cidadania, estaria em desobediência”.

O que está sendo lançado sobre a vida das pessoas? Têm se vivido dias pesados, onde as pessoas a cada dia se sobrecarregam, sendo uma das causas a própria instabilidade financeira que assola, não somente o Brasil, como o restante do mundo. São momentos tensos, que se acaba por ficar inteiriçados.

Voltando ao texto da leitura de Mateus 11:28-30, temos:

“Vocês estão cansados, enfastiados de religião? Venham a mim! Andem comigo e irão recuperar a vida. Vou ensiná-los a ter descanso verdadeiro. Caminhem e trabalhem comigo! Observem como eu faço! Aprendam os ritmos livres da graça! Não vou impor a vocês nada que seja muito pesado ou complicado demais. Sejam meus companheiros e aprenderão a viver com liberdade e leveza”. (Bíblia A Mensagem).

Diferentemente do que se assiste em púlpitos, Jesus Cristo veio para retirar o fardo da religiosidade do ombro das pessoas que já levam uma vida “sofrida”, não imprtnado eu ela seja: rico ou desprovido de bens; independente da etnia, cor e nível cognitivo. Ele veio libertar a humanidade!

Entretanto, Jesus Cristo não deixou de lançar seu fardo sobre os ombros daqueles que, de maneira voluntária, aceitem Seu convite, “Tomem sobre vocês o meu jugo[2]...”. Mas, que jugo é esse? Vejamos o que é jugo[3].

Jugo é uma palavra que vem do latim “jugum” que, por sua vez, é proveniente do grego “zygon”, indicando uma peça de madeira que é usada para juntar dois bois.

O jugo, também chamado junta de bois ou de canga, é colocado sobre o pescoço desses animais, fazendo com que andem no mesmo compasso para puxar carroças, carros de bois ou ferramentas agrícolas, como o arado.

Jugo também era a denominação de uma peça de madeira em formato de forca, que os romanos utilizavam para fazer passar os inimigos derrotados em batalha.

Passemos a fazer a seguinte análise: Cristo convidou e ainda convida para carregarmos Seu jugo, isso significa que as pessoas já estavam presas a um jugo pesado, alocado sobre seus ombros pela religiosidade dos líderes da época. E hoje, podemos afirmar que é diferente?

Esmiuçando o texto de Mateus no olhar do Mestre, poderemos observar Seu desejo ardente de libertar o povo do jugo que a religião imputava e ainda impõe, Seu convite e olhar está sobre nossa geração. Observemos:

1.     “Vocês estão cansados, enfastiados de religião?” - A religião leva às pessoas ao fracasso espiritual – Todavia, não se pode deixar de entender que a religiosidade não é espiritualidade. A religiosidade trata da maneira de refletir sobre a vida religiosa e as suas ações. A espiritualidade busca a verdadeira essência da religião, através de uma conexão maior com a comunhão e a partilha com o outro;

2.     “Venham a mim! Andem comigo e irão recuperar a vida”. - A religião transfigura quem somos – Jesus Cristo, ao ver aquelas pessoas sofrendo pelo peso da religião, concedeu a possibilidade de terem vida novamente, ou seja, sermos quem somos, de forma transformada, nova, sem o peso imposto pelos líderes religiosos;

3.     “Vou ensiná-los a ter descanso verdadeiro”. - A religião acaba por trazer medo, que leva o pavor – Acabam por imputar o medo do inferno. O medo não afasta a possibilidade de ir para algum lugar, ele nos leva a ter mais cuidados e assim, fica-se apavorado, tenso! Diferentemente, após o aceite da mudança de jugo proposto por Jesus, Ele proporciona descanso na caminhada. O caminho foi aberto para uma vida em eternidade ao Seu lado, aceitei a “canga” que prende o meu pescoço ao dEle, não tenho mais medo;

4.     “Caminhem e trabalhem comigo!”  - A religião faz o mesmo convite– A diferença dos dois convites é: um aprisiona e o outro liberta;

5.     “ Observem como eu faço!” – A religião tira a possibilidade de observar – Aqui se tem uma diferença grotesca. Os líderes acabam por impor a maneira que se deve fazer e viver, trazendo domínio sobre aqueles que aceitaram o jugo do Mestre. Recebemos um convite especial: Observem. Devemos parar para observar, caso contrário não será possível entender o convite feito: “como Eu faço”;

6.     “Aprendam os ritmos livres da graça!” – A religião encoberta a graça com o cobertor da obediência cega – Graça, como a própria Bíblia apresenta é: “Porque pela sua graça é que somos salvos, por meio da fé que temos em Cristo. Portanto a salvação não é algo que se possa adquirir pelos nossos próprios meios: é uma dádiva de Deus”. (Efésios 2:8 – O Livro). O ritmo da graça nos proporciona liberdade em Jesus Cristo. Não existe outro caminho para chegarmos a uma eternidade ao lado do Pai, se não for o caminho da graça, que a Cruz do calvário nos proporcionou, será vão;

7.     “Não vou impor a vocês nada que seja muito pesado ou complicado demais”. – A religião proporciona peso – Costumes e tradições, atrelados a doutrinas humanistas, acabam por tornar a salvação algo tão complicado, pesado e impossível de se alcançar. Não é pela imposição! Com certeza, Jesus Cristo viu o sofrimento nos olhos daquelas pessoas, imediatamente ofereceu o convite de se achegarem a Ele,

8.     “Sejam meus companheiros e aprenderão a viver com liberdade e leveza”. A religião leva ao afastamento do Senhor – Se atrelar ao Jugo que Cristo ofereceu, é um convite a intimidade que o cristão deve experimentar ao Seu lado. Estar atrelado ao outro, quer dizer que a partir daquele momento passarão a: comer, caminhar, dormir, ir ao banheiro tudo juntos e tudo mais que fizermos, a pessoa estará ao nosso lado, devido a um jugo que fora colocado ao pescoço, unindo uma a outra. A caminhada sob jugo, leva a uma intimidade e proporciona amizade. Quando encontra-se uma pessoa ao ponto de chama-la de amiga ou amigo, é porque existe  liberdade uma para com a outra, sendo o que o Senhor tem a oferecer aos que aceitam se sujeitar ao Seu jugo.

De fato, existe uma grande diferença entre um convite para se sujeitar a um jugo e a imposição do jugo. Só poderemos entender essa diferença se adquirirmos intimidade com o Mestre. Essa intimidade é adquirida quando me sujeito a uma vida em devocional por meio da oração e leitura de Sua Palavra, caso contrário, realmente estaremos acorrentados a um peso e esse peso acabará levando a uma caminhada cansativo e exaustiva, com tendências ao afastamento do Senhor e suicídio espiritual.

Para finalizar, não poderia deixar de citar João 10:10: “O ladrão vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para lhes dar vida, uma vida plena, que satisfaz[4]”. O que sobrepor a Graça de DEUS sobre nossa vida, ao ponto de destruir, roubar e matar, não passa de religião.

Que possamos aceitar Seu convite, ao ponto de passarmos a viver numa liberdade que somente Ele poderá proporcionar, levando-nos a Viver em Vida Plena.


[1] Pastor. Formado em Teologia e Filosofia, com pós graduação nas áreas: Terapia Familiar; Administração e Liderança Eclesiástica; Aconselhamento e Psicologia Pastoral; Docência em Filosofia. E-mail: pr.profrla@gmail.com

[2] Mateus 11:29 (Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora).

[3] O que é Jugo? Disponível em: <https://www.meusdicionarios.com.br/jugo/>. Acessado em: 26 set. 2022.

[4] Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário