sábado, 14 de maio de 2022

QUAL A FONTE QUE TEM SACIADO SUA SEDE?

 



Robinson L Araujo[1]

 

Gostaria de iniciar nosso pensar com o seguinte versículo: Sua irmã, Maria, sentou-se aos pés de Jesus e ouvia o que Ele ensinava. (Lucas 10:39).

Trata-se de uma narrativa onde Jesus Cristo fora a casa das irmãs Marta e Maria, um texto bem conhecido entre o povo de DEUS. Por vezes, acaba-se por massacrar Marta, em virtude de sua indagação perante o Mestre a respeito de sua irmã por não estar interessada em ajudá-la nos afazeres da casa, tipo: arrumação, limpeza, preparo de alimentos...

Hoje, não se faz muita diferença quando pessoas acabam por criticar aqueles que se dispõem apenas em estar assentados aos pés do Mestre, com a finalidade de receber Água pura e fresca, de uma fonte Viva e Incontaminável. Pessoas que se envolvem dentro de paredes, fantasiando aquilo que elas não são no mundo, de uma vida de mediocridade religiosa, assoberbadas em seus pré-julgamentos.

Maria havia descoberto as Fontes da vida, a origem do poço artesiano celeste. Sem dúvidas, a Fonte para o cristão – aquela que o alimenta, inspira, guia, sustenta e capacita em todas as coisas – é passar tempo com o Mestre. Momentos silenciosos, quietos e sem pressa na presença de Cristo, como Maria exemplificou para nós. “... as palavras que eu lhes disse são espírito e vida”, declarados por Jesus em João 6:63.

Qual seria essa Fonte? Para Maria, estava em conhecer a Cristo. Já para o Apóstolo Paulo, seu planejamento para estar mais perto de Jesus, foi exemplificado em Filipenses 3:12-15, que afirma:

12. Não estou dizendo que já obtive tudo isso, que já alcancei a perfeição. Mas prossigo a fim de conquistar essa perfeição para a qual Cristo Jesus me conquistou.

13. Não, irmãos, não a alcancei, mas concentro todos os meus esforços nisto: esquecendo-me do passado e olhando para o que está adiante,

14. prossigo para o final da corrida, a fim de receber o prêmio celestial para o qual Deus nos chama em Cristo Jesus.

15. Todos nós que alcançamos a maturidade devemos concordar quanto a essas coisas. Se discordam em algum ponto, confio que Deus o esclarecerá para vocês.

Observa-se duas maneiras de agir, quando Jesus afirma: “somente uma coisa é necessária” e Paulo declara: “uma coisa faço”. Chuck Swindoll[2] assegura que a Bíblia torna tudo isso muito simples para nós, apenas uma coisa é importante: Retornar à Fonte.

Como retornar a Fonte? O próprio Jesus nos mostrou o caminho: “No último dia, o mais importante da festa, Jesus se levantou e disse em alta voz: "Quem tem sede, venha a mim e beba! Pois as Escrituras declaram: ‘Rios de água viva brotarão do interior de quem crer em mim’". (João 7:37,38)

Ainda em João 4:13-14, declara: “Jesus respondeu: "Quem bebe desta água logo terá sede outra vez, mas quem bebe da água que eu dou nunca mais terá sede. Ela se torna uma fonte que brota dentro dele e lhe dá a vida eterna".

Como mencionado, as Martas (homens e mulheres) existentes nas “redomas do templo” físico, acabam por deixar a busca e saciamento de sua sede espiritual no Mestre, Fonte eterna, voltando-se para o empenho e afago de sua religiosidade, sem nenhum tipo de aprofundamento e estabilidade promovida por uma vida em devocional aos pés de Jesus. Estão somente receptivos aos dogmas transmitidos por líderes preocupados em agradar suas vontades e desejos, fugindo o real compromisso da morte de Jesus Cristo.

É possível celebrar e adorar a DEUS em meio a multidão, mas apenas poderá conhecer a DEUS em uma relação pessoal, sentado aos Seus pés. É difícil ouvir Sua voz no meio da multidão, quando se está rodeado por distrações. Faz-se necessário um tempo sozinho, tempo em solitude em que se passa a ouvir as batidas de seu coração.

Beber da Fonte é um ato de relação interpessoal de relacionamento diário, uma comunhão por meio de nossa devocional e ligação com DEUS.

Wayne Cordeiro[3] (2011) acaba por afirmar: Quando você deixa de fazer suas devocionais um dia, você percebe. Quando deixas de fazê-la por dois dias, sua família percebe. Quando deixa de fazê-la por três dias, o mundo inteiro percebe. Quando pulamos nossas “escadas”, começamos rapidamente a confiar no conhecimento e na sabedoria do mundo. Podemos não perceber, mas isso é quase inevitável.

Na vida cristã, as devocionais diárias levam você de volta aos fundamentos. Não necessariamente a quem está certo, mas ao que é certo. Então, quando cometer um erro, lembre-se: a hora diária com a Palavra de DEUS é o sistema de posicionamento global divino para ensiná-lo a encontrar o caminho de volta aos fundamentos.

Importante salientar que, o ato de se sentar regularmente aos pés do Senhor não nos afastará dos sofrimentos desnecessários, mas, evitará que se vivencie dores inúteis.

Jesus Cristo sempre fazia suas devocionais, era um hábito de todos os dias passar um momento com Seu Pai. Todos os que o rodeavam, sabiam do seu costume pessoal. As pessoas conheciam a Jesus pelas coisas que Ele estava acostumado a fazer diariamente. Sendo consistente, acabava por ser confiável.

CORDEIRO (2011, p.86) nos assevera:

Lembre-se que o tempo diário com o Senhor equivale a “praticaras escalas” do cristão. As tarefas que DEUS dá a você  e a mim se tornarão cada vez menos difíceis conforme a nossa dedicação em nos sentar diariamente aos Seus pés, ouvindo Sua Palavra. A maturidade espiritual vem em camadas. Defina um tempo diário como prioridade em sua vida. Combine-o com alguma coisa que você aprecie, e então comece a praticá-lo todos os dias.

O profeta Isaías, inspirado pelo Senhor Yavé já nos afirmava: "Alguém tem sede? Venha e beba, mesmo que não tenha dinheiro! Venha, beba vinho ou leite; é tudo de graça! (Isaías 55:1).

Um detalhe que não poderá passar desapercebido é a afirmação “... é tudo de graça”. Não é por apelação financeira, trocas divinas, ameaças de devoradores e pragas. É gratuito!

Lembre-se que as Fontes da salvação nos proporcionam momentos de alegria e contentamento ao nos aproximar para saciar nossa sede espiritual. Diferente de dor e tristeza que a religiosidade imputa na vida das pessoas, veja Isaías 12:3: “Com alegria vocês beberão das fontes da salvação”.

Terminamos com a indagação do Mestre: “Mas o Senhor respondeu: "Marta, Marta, você se preocupa e se inquieta com todos esses detalhes. Apenas uma coisa é necessária. Quanto a Maria, ela fez a escolha certa, e ninguém tomará isso dela". (Lucas 10:41,42).

Qual a Fonte que você tem escolhido para beber?

 

 

 

Bibliografia

Bíblia Nova Versão Transformadora. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/nvt>. Acessada em: 14 mai. 2022.

WAYNE, Cordeiro. Mentores segundo o coração de Deus: preserve sua alma, estabeleça seu legado e mantenha viva a Palavra de DEUS dentro de você; tradução Andrea Filhato. São Paulo: Editora Vida, 2011.



[1] Pastor protestante.

[2] Charles Rozell "Chuck" Swindoll é um pastor evangélicoautorradialista e educador. Ele também fundou a missão Insight for Living (Razão para Viver no Brasil).

[3] É fundador e pastor sênior da New Hope Christian Fellowship em Honolulu, Havaí. Escritor, compositor e conferencista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário