segunda-feira, 4 de novembro de 2019

VINGANÇA X LIBERDADE DE DEUS!



Robinson L Araujo1

Buscando em minhas leituras, a qual acabo descansando a mente no caminhar das letras, deparei-me com o livro de Max Lacado, intitulado de: “Derrubando Golias”. Um livro formidável e que recomendo a sua leitura.
Em seu capítulo 6, intitulado “Doadores de Sofrimento”, é imprescindível o entendimento de que a vingança pertence a DEUS, devendo nos libertar de qualquer “carcere” que tenta levar nossos pensamentos e mente, a planejar qualquer tipo de vingança contra a pessoa que nos ofendeu, magoou ou mesmo tentou nos destruir pessoalmente ou a quem está perto de nós e amamos.
Confesso que o entendimento é bem fácil pela leitura, porém, colocar em prática é o nosso desafio!
O jovem Davi já ungido Rei sobre Israel, sofria uma perseguição ferrenha do Rei Saul à sua pessoa, ao ponto de fugir, pois o Rei o intentou matar por algumas vezes. Teve que se  passar de louco para não morrer; se refugiou em uma cavernas e teve como amigos os: assassinos, ladrões e pessoas afundadas em dívidas. Talvez afirmássemos que a escória da sociedade estava com Davi.
Por duas vezes, a oportunidade de Davi matar a Saul, esteve a um palmo de sua vontades e desejos, porém, o amor de DEUS que estava sobre ele, o impediu de fazer. A primeira foi quando Saul entra na caverna para fazer suas necessidades e Davi, acaba por cortar um pedaço de sua túnica, vejamos em I Samuel 2:3-5:
3. No lugar onde a estrada passava por alguns currais, Saul entrou numa caverna para fazer suas necessidades. Aconteceu, porém, que Davi e seus homens estavam escondidos no fundo daquela mesma caverna.
4. É sua oportunidade!”, disseram os homens de Davi para ele. “Hoje o Senhor lhe diz: ‘Certamente entregarei o inimigo em suas mãos, para que faça com ele o que quiser’.” Então, com todo cuidado, Davi se aproximou e cortou um pedaço da borda do manto de Saul.
5. Sua consciência, porém, começou a perturbá-lo por ter cortado a borda do manto de Saul.

O segundo episódio está relatado quando Saul junta cerca de três mil homens para achar e matar Davi. Quando o exército de Saul adormece no acampamento, junto com o Rei, Davi têm a oportunidade de executar a vida de Saul, vejamos o que I Samuel 262-9 nos fala:
2. Então Saul escolheu três mil dos melhores soldados de Israel e saiu para perseguir Davi no deserto de Zife.
3. Acampou à beira da estrada, ao lado da colina de Haquilá, junto ao deserto de Jesimom, onde Davi estava escondido. Quando Davi soube que Saul tinha vindo atrás dele no deserto,
4. enviou espiões para confirmar a notícia de que Saul havia chegado.
5. Então Davi foi ao acampamento de Saul para ver o que se passava por lá. Saul e Abner, filho de Ner, comandante do seu exército, dormiam dentro de um círculo formado por seus guerreiros.
6. Quem se oferece para ir até lá comigo?”, perguntou Davi ao hitita Aimeleque e a Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe. “Eu irei com o senhor”, respondeu Abisai.
7. Então Davi e Abisai entraram no acampamento de Saul à noite e o encontraram dormindo, com a lança fincada no chão, perto da cabeça. Abner e os soldados dormiam à sua volta.
8. Abisai disse a Davi: “Certamente desta vez Deus entregou o inimigo em suas mãos! Agora, deixe-me cravá-lo na terra com um só golpe da lança. Não precisarei de outro!”.
9. Não o mate!”, disse Davi. “Ninguém será considerado inocente se atacar o ungido do Senhor!

O fato que nos chama a atenção é que Davi rejeita a vingança para com Saul, por ser escolhido do Senhor. No verso 10, ele ainda afirma: “Por certo o Senhor ferirá Saul algum dia, ou ele morrerá de velhice, ou na batalha”.
Davi vai um pouco mais longe. Vejamos os versos 23-24 ele afirma: “O Senhor recompensa quem age com justiça e lealdade, e eu me recusei a matar o rei, mesmo quando o Senhor o entregou em minhas mãos, pois é o ungido do Senhor. Agora, que o Senhor considere minha vida preciosa, como hoje considerei preciosa a vida do rei. Que ele me livre de todos os meus sofrimentos.”
Mais uma vez, pensamos nas coisas que promovem dor em nossa própria vida. Uma coisa é transmitir graça aos amigos, mas transmitir graça àqueles que nos causam dor e sofrimento? Com certeza, é muito difícil.
Lembro-me de uma situação que passei, quando fui ofendido e julgado injustamente por uma pessoa. O que eu mais preservava era meu nome, aquela pessoa com seu ódio e fúria, utilizando-se das redes sociais e da própria justiça, acabou por afundar na lama, chamou-me de tudo. Atiçou a minha raiva e fúria... Comecei a não viver mais. A não dormir mais. A ficar doente. Quando um dia, eu resolvi me libertar da vingança que não deveria pertencer a mim, a minha vida mudou. A paz voltou em minha vida e no meu lar.
Lucado afirma que: algumas pessoas parecem ser agraciadas com glândulas de misericórdia. Elas escondem perdão, sem nunca guardar rancor ou revelar suas feridas. Para outras, como nós, é difícil perdoar nossos Saul's.
A vingança faz sua atenção prender-se aos momentos mais feios da vida. A desforra faz seus olhos concentrarem-se em eventos dolorosos de seu passado. É para lá que você quer olhar? Contar e reviver suas feridas fará de você uma pessoa melhor? De forma alguma. Isso irá destruí-lo. Na mente de Davi, ele não via Saul como um inimigo – embora o fosse – mas como ungido. Recusou-se a ver o homem que o fazia sofrer como algo menos que o filho de DEUS. Davi não aprovou o comportamento de Saul ele simplesmente reconheceu o dono de Saul – DEUS. Davi usou a peneira do céu para filtrar os atos de Saul porque sabia que o Rei pertencia ao Senhor e isso, dava esperança a Davi.
O que mais chama a atenção é que nossos inimigos ainda figuram no plano de DEUS. O pulso deles é a prova: DEUS não desistiu deles. Talvez eles estejam fora da vontade de DEUS, mas não estão fora do alcance de DEUS. Você honra a DEUS quando os vê, não como fracassos de DEUS, mas como projetos de DEUS, afirma Lucado;.
Quando o homem tenta fazer justiça com as próprias mãos, acaba usurpando o lugar de DEUS! Somente DEUS determina sentenças exatas. Cabe a Ele a vingança. Sendo assim, descanse e entregue seus inimigos nas mãos dEle.
Ao fazer isso, você não estará endossando a má conduta dele. Podemos odiar o que alguém fez sem se deixar ser consumido pelo ódio. Perdoar não é justificar. Perdoar também não é fingir. Davi não encobriu ou evitou o pecado de Saul. Ele tratou-os de forma direta. Ele não evitou o problema, mas evitou Saul: “Saul voltou ara casa, mas Davi e seus soldados foram para a fortaleza” (I Samuel 24:22).
Perdoar é seguir em frente, não pensar mais na ofensa. Você não justifica, endossa ou aceita o ofensor. Você simplesmente coloca o que pensa sobre ele no caminho que leva para o céu. Você vê seu inimigo como filho de DEUS e a vingança como algo que cabe a DEUS. Seja rápido em mostrar compaixão, mas tardio em aproximar-se.
Deuteronômio 32:35, o Senhor afirma: “A vingança cabe a mim, eu lhes darei o troco; no devido tempo, seus pés escorregarão. O dia da calamidade chegará, e seu destino os alcançará’”.
Ainda Romanos 12:18-19 nos adverte: “No que depender de vocês, vivam em paz com todos. Amados, nunca se vinguem; deixem que a ira de DEUS se encarregue disso, pois assim dizem as Escrituras: “A vingança cabe a Mim, eu lhes darei o troco, diz o Senhor”.

Que o Senhor nos capacite e derrame discernimento, nos livre de nossos carceres da alma, para vivermos em Vida Plena.


FONTES:
LUCADO, Max. DERRUBANDO GOLIAS. Rio de Janeiro: Thomaz Nelson Brasil, 2017.
Bíblia NOVA TRADUÇÃO TRANSFORMADORA. Disponível em: <https:\\www.bibliaonline.com.br/nvt>. Acessado em 04 novv 2019.


1Pastor. E-mail: robinson.luis@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário