sábado, 12 de outubro de 2019

RENOVAÇÃO


Robinson L Araujo[1]


Significado de Renovação[2] - Ação ou efeito de renovar; ação de fazer com que (algo) fique como novo; ato de se modificar para melhor; renovamento.

Sinônimos de Renovação - Renovação é sinônimo de: reestruturação, reforma, regeneração, reorganização, renovamento.
__________________________________________________



RENOVAÇÃO ESPIRITUAL
Interessante a afirmação do Pr. assembleiano Jose Antonio Lourenço[3] (um português), quando afirma: "As grandes verdades da nossa fé e a nossa salvação, estão sujeitas a pressões exteriores no mundo maligno em que vivemos,  que tendem a fazer-nos perder o brilho, o valor e a eficácia. Se não nos renovarmos espiritualmente, seremos crentes com uma vida cristã apagada, infrutífera e sujeitos a nos desviarmos do Senhor. A nossa renovação espiritual é a reposição das nossas perdas em contato com o mundo. Se nós não cuidarmos da nossa renovação espiritual em pouco tempo ficaremos sem nada ou quase nada".
__________________________________________________


COMO A RENOVAÇÃO ACONTECE

O Senhor quer que sejamos renovados, como uma planta, com a finalidade de darmos muitos frutos. Veja o que João 15:4-6[4], diz:

4. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Pois, assim como um ramo não pode produzir fruto se não estiver na videira, vocês também não poderão produzir frutos a menos que permaneçam em mim.

5. “Sim, Eu Sou a Videira; vocês são os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu nele, produz muito fruto. Pois, sem Mim, vocês não podem fazer coisa alguma.

6. Quem não permanece em Mim é jogado fora, como um ramo imprestável, e seca. Esses ramos são ajuntados num monte para serem queimados.

Vejamos o que encontramos no referido texto:

1. A Raiz - Uma planta para se sustentar, deve ter raiz. É por ela que a planta retira seu alimento e nutrientes, bem como a água para se manter sempre verde. Para o cristão, a raiz é a Palavra de DEUS. Hebreus 4:12[5], afirma:

"Tudo que DEUS diz é sério. O que Ele diz acontece. Sua poderosa Palavra é aguda como um bisturi e capaz de cortar tudo, seja dúvida, seja desculpa, mantendo-nos abertos para ouvir e obedecer".

2. Tronco - São as nossas convicções em DEUS. Jesus nos afirma: "Eu Sou a Videira... Permaneçam em Mim" para que sejamos renovados. Somos os ramos, que a cada temporada é renovado com novas folhas, que geram flores e dão frutos.

3. Folhas e Flores: É a nossa vivência diária, que apresenta o "bom perfume de Cristo" (II Coríntios 2:15); É a nossa aparência externa, nossa fragrância e testemunho.

4. Frutos - São as nossas obras para DEUS, tanto das pessoas que conhecem ao Filho por meio de nossa pregação e vida, como de nossa vida diária, que são os Frutos do Espírito por meio de nosso caminhar em renovação, Gálatas 5:22-25[6] nos afirma:

22. Mas o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

23. mansidão e domínio próprio. Não há lei contra essas coisas!

24. Aqueles que pertencem a Cristo Jesus crucificaram as paixões e os desejos de sua natureza humana.

25. Uma vez que vivemos pelo Espírito, sigamos a direção do Espírito em todas as áreas de nossa vida.

A raiz e o tronco são estáveis. As folhas, as flores e os frutos, estão em constante renovação.
_________________________________________________


COMO NOS RENOVAR?

A nossa renovação não pode ser algo teórico ou sentimental. Não a obtemos por cursos religiosos, ou estudando teologia, não procedendo de forma instantânea. Não é um alvo ou uma meta que se atinge definitivamente. A renovação espiritual é um processo com decisões e atos definidos. É uma tarefa contínua, diária, responsável e que se constrói de dentro para fora.

Assim como as árvores não crescem com teorias ou emoções, mas crescem realmente com tratamento, com as condições favoráveis do solo e do clima, nós também nos renovamos, crescemos criando as condições com decisões e atos que praticamos. Vejamos o que Romanos 12:1-2[7] nos orienta:

1. Portanto, com a ajuda de DEUS, quero que vocês façam o seguinte: entreguem a vida cotidiana - dormir, comer, trabalhar, passear - a DEUS como se fosse uma oferta. Receber o que DEUS fez por vocês é o melhor que podemos fazer por Ele. Não se ajustem demais a sua cultura, a ponto de não poderem pensar mais. Em vez disso, concentrem a atenção em DEUS. Vocês serão mudados de dentro para fora. Descubram o que Ele quer de vocês e tratem de atendê-Lo.

2. Diferente da cultura dominante, que sempre os arrasta para baixo, ao nível da imaturidade. DEUS extrai o melhor de vocês e desenvolve em vocês uma verdadeira maturidade.

Para que sejamos renovados pelo Senhor, em nossa mente, faz-se necessário:
    ü  Entrega da vida cotidiana como fosse uma oferta;
    ü  Receber o que DEUS faz;
    ü  Não se ajustar a cultura;
    ü  Ter atenção em DEUS;
    ü  Mudança de dentro para fora;
    ü  Descobrir o que Ele quer - missão pessoal;
    ü  Obediência;
    ü  Deixar que Ele extraia o melhor de sua vida.
 Pertinente citar a palavra ministrada no estudo da Igreja Batista Carioca[8], quando nos escreve:
A Renovação Espiritual começa com a compreensão do coração de DEUS pelo seu povo. Quando passamos a entender o que acontece no coração de DEUS (só um pouquinho, porque jamais teremos essa compreensão completa). Quando passamos a enxergar as faíscas de amor que saem do coração de DEUS todos os dias, passamos a compreender coisas que aos olhos humanos são invisíveis. Ai sim, a Renovação Espiritual chegou!
__________________________________________________


PORQUE PRECISAMOS DE RENOVAÇÃO?

Precisamos de renovação porque o “avivamento” que está por aqui não passa de “bronze que soa” ou “címbalo que retine”. Precisamos de renovação porque nossa fé é só uma fé de púlpito, de igreja. Precisamos de renovação porque a sociedade precisa de renovação. Precisamos de renovação porque a igreja é a resposta de DEUS para a cidade.

Muitos cristãos estão cansados espiritualmente, estão sentindo um desgaste espiritual, caíram na rotina da vida cristã. O materialismo, o esquecimento das bênçãos de DEUS, a descrença, o esfriamento do amor, o orgulho, tem afastado muitos cristãos do plano inicial. 
Mateus 6:33[9], afirma: "Orientem sua vida de acordo com a realidade, a iniciativa e a provisão de DEUS. Não se preocupem com as perdas, e descobrirão que todas as suas necessidades serão satisfeitas".

Precisamos de uma renovação espiritual que leve de volta - nós crentes - ao primeiro amor e à prática das antigas primeiras obras, negligenciadas e deixadas de lado pela chamada evolução. Apocalipses 2:4-5[10], o Senhor afirmou a igreja de Éfeso:

4. “Contudo, tenho contra você uma queixa: você abandonou o amor que tinha no princípio.

5. Veja até onde você caiu! Arrependa-se e volte a praticar as obras que no início praticava. Do contrário, virei até você e tirarei seu candelabro de seu lugar entre as igrejas.

Faz-se necessário uma renovação que traga arrependimento e confissões de pecados, motivando os crentes a temerem a DEUS e evitarem a iniquidade, causa maior da falta de curas e milagres no meio do povo de DEUS

"Reconheçam! Vocês estão no fundo do poço! Podem começar a chorar. Não dá para brincar com coisa séria. Ajoelhem-se diante do Senhor. Só assim, vocês poderão se reerguer. Mas isso é só DEUS que o fará". (Tiago 4:9)[11].

"Façam disso uma prática comum: confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que vocês possam viver juntos, integrados e curados. A oração da pessoa justificada por DEUS é poderosa e vitoriosa". (Tiago 5:16)[12].

Precisamos de uma renovação espiritual tão forte, ao ponto de nos tirar - NÓS CRENTES - das quatro paredes, para um evangelismo amplo e irrestrito, antes da volta gloriosa de Jesus. "As boas-novas a respeito do reino serão anunciadas em todo o mundo, para que todas as nações as ouçam; então, virá o fim". (Mateus 24:14)[13].

Uma renovação que devolva aos nossos jovens aquela força apregoada por João, e que foi perdida pelos desejos sensuais da carne, que ocupou mentes e corações da mocidade. (I João.2:14b)[14], afirma: "Iniciantes, quanta vitalidade e força! A Palavra de DEUS floresce em vocês! Sua "comunhão com DEUS os capacita a vencer o maligno"".

Temos nos esquecido da chamada que DEUS nos faz. Ele chama a nossa atenção para o Reino. Ele sabe de todas as nossas dores e aflições, mas o foco de tudo continua sendo o Seu Reino. Não podemos nos desviar. DEUS entende as suas angústias, mas elas não justificam você deixar de cumprir o plano para o qual você foi convocado nesta terra!

É por isso que precisamos, urgentemente, de uma renovação espiritual, porque nossos olhos se perderam do que realmente é espiritual. Isso só tem intensificado nossa ansiedade e gerado temores diários.
__________________________________________________


FINALIZANDO

Lembre-se: A renovação não está condicionada ao que as pessoas querem nos impor. Não está relacionada às curas e "o derramar" humanístico do Espírito na vida do povo. Está condicionada a uma mudança do meu interior que, transformará minha família, refletindo na igreja a qual faço parte e, atingirá a sociedade a qual estamos inseridos.

Termino com a afirmação do Pr. Lourenço: "O mundo está cheio de jovens velhos - envelhecidos pela droga, pelo álcool, pelo tabaco, pelos vícios. Mas também existem velhos que são jovens, viçosos e florescentes, carregados de frutos, porque se renovam. A nossa renovação espiritual é coisa séria e imprescindível"!

O Senhor afirma: “...Eu estou com vocês, é a Palavra do Eterno". (Ageu 1:13)[15].

Que possamos viver em Renovação para caminharmos em Vida Plena!



[1] Pastor - e-mail: robinson.luis@bol.com.br - www.vivendoemvidaplena.teo.br
[2] Disponível em: <https://www.dicio.com.br/renovacao/>. Acessado em: 10 out. 2019.
[3] Disponível em: <https://riosdeaguaviva.pt/estudos/renovacao_espiritual. html>. Acessado em: 10 out. 2019.
[4] Bíblia Nova Versão Transformadora
[5] Bíblia A Mensagem - Linguagem Contemporânea
[6] Bíblia Nova Versão Transformadora
[7] Bíblia A Mensagem - Linguagem Contemporânea
[9] Bíblia A Mensagem - Linguagem Contemporânea.
[10] Bíblia Nova Versão Transformadora
[11]Bíblia A Mensagem - Linguagem Contemporânea
[12]Bíblia A Mensagem - Linguagem Contemporânea
[13]Bíblia Nova Versão Transformadora
[14]Bíblia A Mensagem - Linguagem Contemporânea
[15]Bíblia A Mensagem - Linguagem Contemporânea

Nenhum comentário:

Postar um comentário