quarta-feira, 13 de junho de 2018

NOVO NASCIMENTO - BASE PARA VIDA CRISTÃ



Robinson L Araujo[1]

INTRODUÇÃO
A vida cristã, para sua plenitude, requer ações que cabem ao homem fazer pela força do Espírito Santo que passa a agir sobre ele. Sendo assim, novo nascimento é um ato exclusivo de Deus na vida do homem, transformando sua inclinação ao mal em uma disposição para fazer o bem, capacitando-o através do Espírito Santo a fazer aquilo que é correto diante dele. 

Fato é que Nicodemos, ao encontrar Jesus e perguntar o que seria necessário para adentrar ao Reino de DEUS, Ele afirma: "Ninguém pode entrar no Reino de DEUS se não nascer de novo".  A verdade de que o homem precisa nascer de novo, isto é, a necessidade da regeneração, é um dos pontos centrais da teologia cristã.

Infelizmente muitos cristãos não entendem corretamente o que é a regeneração ou o novo nascimento, e assim não percebem seu significado fundamental conforme exposto nas Escrituras. A pergunta de Nicodemos sobre como é possível o homem nascer de novo ainda permanece sendo a pergunta de muita gente.

Desse modo, se faz necessário o entendimento do por que da necessidade de regeneração e novo nascimento. Não um nascimento carnal, mas proporcionado pelo Espírito que age na vida do homem.


1. O PORQUÊ DA REGENERAÇÃO
Antes que se fale da necessidade de regeneração, é preciso que se compreenda o que venha a ser regeneração, sendo: "Ação ou efeito de regenerar ou regenerar-se. Reforma no sentido de melhorar; renovação moral ou espiritual. Reconstituição de um órgão destruído ou arruinado"[i].

Na criação do homem, Yavé em Sua Soberania, cria o homem a Sua imagem e semelhança. Veja o que Gênesis 1:26, quando afirma: "DEUS disse: Façamos os seres humanos a nossa imagem, de forma que reflitam a nossa natureza..." (A Mensagem). 

Sendo assim, é possível afirmar que o homem, de uma maneira diferente dos demais animais, quando Ele dizia: "aja, crie - conforme a sua espécie", ao homem Ele declara: façamos - conforme a nossa espécie. Um ser a Sua imagem e semelhança para que dominasse sobre tudo e pudesse se relacionar com o Criador, diferente dos outros animais. Ainda no verso 27 de Gênesis 1, o autor conclui: "E DEUS criou os seres humanos; criou-os a semelhança de DEUS, refletindo a natureza de DEUS...". (A Mensagem).

Fundamental salientar que o homem foi criado a Sua semelhança, refletindo a Sua glória e natureza (sem pecado). Em seguida, naquele boneco de barro, "Adonai, DEUS, formou uma pessoa (heb. Adam) do pó do solo (heb. Adamah) e soprou em suas narinas o sopro da vida, para que ele se tornasse um ser vivo". (Gênesis 2:7 - Bíblia Judaica). Não cabendo aqui, a regeneração do homem e nem a sua necessidade de nascer de novo, pois o pecado ainda não havia tomado o coração do homem.

A ação do Diabo, materializada na serpente, convence ao homem a desobedecer e jogar fora a sua comunhão com DEUS, em troca de sabedoria, conforme Gênesis 3: 4-5, quando afirma: "A serpente disse a mulher: Não é verdade que vocês morrerão; DEUS sabe que no dia que vocês comerem dela, seus olhos serão abertos, e vocês serão como DEUS, conhecedores do bem e do mal". (Bíblia Judaica).

Em seguida, o fruto da ganância humana, no verso 7, quando nos fala: "A mulher convenceu-se. Reparando na beleza daquela fruta, fresca e apetecível, que ainda por cima lhe daria entendimento, chegou-se e começou a comê-la. Depois ofereceu ao marido que também comeu. Enquanto comiam, começaram a dar-se conta de que estavam nus, e não se sentiam à vontade. Foram então arrancar folhas de figueira que coseram para se cobrirem à volta da cintura. (Bíblia - O Livro). Passa a haver a necessidade de reconstrução de um órgão que foi destruído e arruinado pelo pecado.

Em ato contínuo, leem-se as consequências do pecado e o porquê da necessidade do processo de regeneração no homem pelo novo nascimento  em Gênesis 3:14-19), quando afirma:

Então, o Eterno disse à serpente: “Por ter feito isso, você será amaldiçoada, mais que o gado e os animais selvagens, Amaldiçoada para rastejar e comer pó a vida toda. Declaro guerra entre você e a Mulher, entre seu descendente e o descendente dela. Ele ferirá sua cabeça, e você ferirá o calcanhar dele”.
E ele disse à Mulher: “Multiplicarei suas dores no parto; você dará à luz seus filhos em meio a dores. Você vai querer agradar a seu marido, mas ele governará sobre você”.
E disse ao Homem: “Por ter dado ouvidos à Mulher e comido da árvore De que o proibi de comer: ‘Não coma dessa árvore’, Até mesmo a terra será amaldiçoada por sua causa. Tirar o alimento da terra Será tão sofrido quanto o parto da Mulher; você sofrerá para trabalhar durante toda a sua vida. A terra produzirá espinhos e mato, e, para você, será penoso conseguir alimento; Você vai plantar, regar e colher, vai suar na lavoura, de manhã cedo até bem tarde, Até que você volte para a terra, morto e enterrado; você começou como pó e como pó também acabará. - (Bíblia - A Mensagem).

O homem experimentou sua queda, pela ambição que o Diabo plantou em sua mente e enraizou no coração. Deu-se o início a degeneração do homem, o afastamento da presença divina que não compactua com o pecado, abrindo uma lacuna que precisa ser restaurada.

A humanidade se desenvolveu e os problemas do pecado se agravaram, sendo possível observar por meio de eventos como a destruição da torre de Babel; o dilúvio; o exilo do povo de Israel; os 40 anos de peregrinação do povo de Israel pelo deserto; destruição de tribos dos israelitas; novo momento de escravatura..., até que cheguemos a Jesus Cristo.

O próprio termo regeneração, no grego "paliggenesía", é encontrado apenas duas vezes no Novo Testamento, sendo o primeiro em Mateus 19:28 que fala: "Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono de Sua Glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel". (Bíblia - Vida Nova). Sendo aqui um sentido escatológico, referindo-se a restauração de todas as coisas, do Universo, no fim dos tempos.

A segunda referência é encontrada em Tito 3:5-6, que afirma: "E, não por causa de obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente em virtude de sua misericórdia, ele nos salvou mediante o batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo, que nos foi concedido em profusão, por meio de Cristo, nosso Salvador". (Bíblia - Católica). A regeneração aparece com sentido individual, falando da renovação de cada pessoa, bem como da transformação da personalidade humana, sendo seu agente transformador o próprio Espírito Santo.


2. O NOVO NASCIMENTO
Para que haver regeneração, é preciso que o homem nasça de novo. Talvez, uma atitude que seja confusa na cabeça das pessoas, como foi para Nicodemos, sendo o personagem central nas escrituras com relação ao novo nascimento.

Nicodemos era fariseu, um dos líderes dos judeus, o que, sem dúvidas, se refere ao fato de ele ser um dos líderes do sinédrio, o mais alto tribunal eclesiástico civil de Israel. É possível que se afirme sua elevada posição, conforme escrito em João 7:50-52: "Replicou-lhes Nicodemos, um deles, o mesmo que de noite o fora procurar: Condena acaso a nossa lei algum homem, antes de o ouvir e conhecer o que ele faz? Responderam-lhe: Porventura és também tu galileu? Informa-te bem e verás que da Galiléia não saiu profeta". Pelo ato de seu questionamento, é certo a afirmação da posição que exercia Nicodemos diante da sociedade.

Porém, antes, Nicodemos já sabendo dos milagres que Jesus fazia no meio do povo, temeroso em virtude de sua posição, vai ao encontro do Mestre, conforme João 3:1-15, que narra:
1-2. Havia um homem do partido dos fariseus chamado Nicodemos, um destacado líder entre os judeus. Certa vez, ele visitou Jesus, tarde da noite, e disse: “Rabi, sabemos que o senhor é um mestre que vem de Deus. Ninguém poderia realizar esses atos que revelam a realidade de Deus se Deus não fosse com ele”.
3-4. Jesus disse: “Você está absolutamente correto. Preste atenção: a não ser que alguém nasça do alto, não é possível ver aquilo que estou apresentando — o Reino de Deus”. “Como pode alguém nascer, se já nasceu e cresceu?”, estranhou Nicodemos. “Não é possível entrar de novo no útero materno e nascer outra vez. E que história é essa de nascer do alto’?”.
5-6. Jesus respondeu: “Você não entende. Deixe-me dizer de novo. A não ser que alguém se submeta a essa criação original, a criação na qual o vento pairava por sobre as águas’, o invisível movendo o visível, um batismo para uma nova vida, não lhe será possível entrar no Reino de Deus. Quando você olha para um bebê, vê apenas isto: um corpo que se pode contemplar e tocar. Mas a pessoa que tem um nascimento interior é formada por algo que você não pode ver nem tocar — o Espírito — e se torna um espírito vivo.
7-8. “Portanto, não fique surpreso quando digo que você tem de nascer do alto’ — de fora desse mundo, por assim dizer. Você sabe muito bem que o vento sopra pra lá e pra cá. Você o ouve sussurrando pelas árvores, mas não tem ideia de onde ele vem nem para onde vai. O mesmo acontece com aquele que é nascido do alto’ pelo vento de Deus, o Espírito de Deus”
9. Nicodemos perguntou: “O que o senhor quer dizer com isso? Como acontece?”.
10-12. Jesus disse: “Você é um mestre respeitado em Israel e não conhece o básico? Ouça com atenção. Esta é a pura verdade. Falo apenas a respeito do que conheço por experiência. Dou testemunho apenas do que tenho visto com os próprios olhos. Não me baseio em boatos. Mas, em vez de encarar as evidências e aceitá-las, você as evita com perguntas. Se, quando digo coisas claras como o dia você não acredita em mim, por que eu falaria de coisas que você não pode ver, das coisas de Deus?
13-15. “Ninguém jamais esteve na presença de Deus senão aquele que veio daquela Presença, o Filho do Homem. Assim como Moisés levantou a serpente no deserto para que o povo pudesse vê-la e crer, é necessário que o Filho do Homem seja levantado — para que todos os que olharem para ele com confiança e com esperança legítima recebam a vida real, a vida eterna. (A Mensagem).

No referido episódio que destaca o diálogo entre Nicodemos e Jesus, acaba por sacramentar a necessidade do novo nascimento. Quando se volta na criação e o pecado que afasta o homem da presença de DEUS, Jesus chama a atenção que para estar no Reino de Seu Pai novamente, é fundamental que o homem tenha um novo nascimento.

Um nascimento que não é da carne, dúvida demonstrada por Nicodemos, quando questiona: "Como pode um homem velho entrar novamente no útero de sua mãe e nascer de novo?" Realmente, torna-se impossível o renascimento carnal, proposto por Nicodemos.
Enfaticamente Jesus lhe respondeu: "é necessário nascer do alto, em outras versões Ele afirma, da água e do Espírito. Nesse ponto, pode-se afirmar que Jesus é o Novo Nascimento, devido ao Seu próprio nascimento, sendo gerado pela ação do Espírito de DEUS no ventre de Maria - predito em Isaías 7:14, que afirma: "...Eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho, e lhe chamarão: Emanuel".

Ainda, exemplificando o novo nascimento que Jesus transmitia para Nicodemos, é possível a citação de Lucas 1:34-35, que afirma: "Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. (Bíblia Católica). Sendo assim, sendo gerado pela intervenção divina no homem, somente por intermédio dEle, o homem têm possibilidade de regeneração, aceitando Sua morte no madeiro.

A regeneração por meio do novo nascimento acaba por gerar o religamento espiritual do homem com DEUS - criatura e Criador - novamente estão em comunhão, pela ação do amor divino, por intermédio da morte do Filho, conforme João 3:16-18 que afirma:
Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único filho, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna. Deus não se deu ao trabalho de enviar seu Filho apenas para poder apontar um dedo acusador e dizer à humanidade como ela é má. Ele veio para ajudar, para pôr o mundo nos eixos outra vez. Quem confiar nele será absolvido, mas quem não confiar terá sobre si, sem o saber, uma sentença de condenação; E por quê? Porque não foi capaz de crer no único Filho de Deus quando este lhe foi apresentado. (A Mensagem).

O maior desafio para o homem é depositar confiança em algo que ele não vê. A natureza humana precisa "pegar" com os olhos; precisa tocar em algo para que realmente creia. Fato é, quando Tomé diz que para que ele cresse, precisaria tocar nas feridas, conforme João 20:24, que relata: "Um dos discípulos, Tomé (o Gémeo), não se encontrava ali com os outros. Mais tarde quando teimaram com ele dizendo: Vimos o Senhor, ele replicou, Não acredito, a não ser que veja as feridas dos pregos nas suas mãos, ponha os dedos nelas, e toque com a minha mão na sua ferida do lado". (O Livro).

É preciso crer; é preciso receber; é preciso confiar para que se possa receber absolvição dos pecados, fruto da desobediência do homem para com DEUS. João 3:19-21, ainda acaba por afirmar:
Esta é a situação: a luz de Deus invadiu o mundo, mas a humanidade inteira correu para as trevas. Fugiram porque não estavam interessados em agradar a Deus. Aquele que pratica o mal, é viciado em negar a realidade e iludir-se e odeia a luz de Deus não vai querer se aproximar dela, para não ser submetido a uma exposição dolorosa. Mas quem crê e vive na verdade e na realidade recebe de coração a luz de Deus, de modo que sua obra pode ser vista, pois é a obra de Deus. 

Para que o novo nascimento seja realidade na vida do homem, ele precisa receber e mudar de atitude, deixando o desagrado que é fruto do pecado, para uma realidade que agrade ao Senhor, negando a realidade do vício do mal. É necessário receber a Luz e que esta Luz, passe a brilhar por meio da vida daquele que recebe, manifestando a obra de DEUS.


3. POR QUE O NOVO NASCIMENTO É NECESSÁRIO
Não bastou Jesus Cristo, sendo Filho de DEUS morrer na cruz para a salvação do homem? Sim. Porém, é preciso que o homem aceite por meio do novo nascimento, que é a mudança da condição de perdido para salvo; de desprezado, para resgatado; de morto, para vivo. Existe a real necessidade de que o homem seja mudado. Não poderia o homem somente ser perdoado e justificado? Sendo assim, existem ao menos sete explicações bíblicas sobre a condição do homem sem o novo nascimento e porque o novo nascimento é tão necessário, sendo:

1. Sem o novo nascimento, o homem está morto em delitos e pecados
Gálatas 2:1-2, afirma: "Não faz muito tempo, vocês estavam atolados naquela velha vida podre de pecado. Haviam permitido que o mundo, que não sabe nada a respeito da vida, dissesse a vocês como viver. Enchiam os pulmões com a fumaça da incredulidade e exalavam desobediência". (A Mensagem).

A morte implica em estar sem vida. Não é sem vida física ou moral. Estão mortos no sentido em que se perde a intimidade de se ver ou sentir a Glória de Cristo. Estado de morte espiritual, indiferentes a DEUS e a Seu Filho, bem como, a Sua Palavra que é viva e eficaz.

2. Sem o novo nascimento, tornam-se como filhos da ira
"Também todos nós éramos deste número quando outrora vivíamos nos desejos carnais, fazendo a vontade da carne e da concupiscência. Éramos como os outros, por natureza, verdadeiros objetos da ira {divina}". (Efésios 3:3 - Bíblia Católica).

O ponto disto é deixar claro que o problema não está somente no que se faz, mas no que se é. Não são as ações, nem as circunstâncias, nem as pessoas que estão ao redor, mas a natureza do homem carnal. O homem nasce na iniquidade e em pecado se é concebido (Salmos 51:5). Somente por meio do novo nascimento, que se pode transformar essa natureza.

4. Sem o novo nascimento, os corações tornam-se duros como pedra
Ezequiel 36:25-27, o Senhor informa:
Derramarei água pura sobre vocês e os esfregarei até que estejam limpos. Darei a vocês um coração novo, porei um novo espírito sobre vocês. Removerei o coração de pedra que têm e trocarei por um coração que vive segundo a vontade de DEUS, não segundo a própria vontade. Porei Meu espírito em vocês e farei que procedam da maneira que desejo e vivam segundo os Meus mandamentos. (A Mensagem).

Em Efésios 4:18, Paulo rastreia a condição do homem desde a escuridão à alienação, até a ignorância e dureza de coração. “Obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração.” (Bíblia Vida Nova).

5. Sem o novo nascimento, torna-se incapaz a submissão a Deus e o agradá-lo
Em Romanos 8:7, Paulo diz: "porque a velha natureza pecadora, em nós, é contra Deus. Nunca obedeceu às leis de Deus e nem pode fazê-lo. É por isso que os que ainda estão sob o controlo da sua natureza pecadora nunca podem agradar a Deus". (O Livro). Para que haja obediência a DEUS, o homem precisa se submeter e receber a natureza dEle.

Ainda o verso 9, ele afirma: "Mas vocês não são controlados pela vossa velha natureza, mas pelo Espírito, se é que o Espírito de Deus vive em vocês. E se alguém não tem na sua vida o Espírito de Cristo, não é de maneira nenhuma um cristão. E se Cristo vive em vocês, embora o vosso corpo esteja morto para o pecado, o vosso espírito vive porque Cristo vos perdoou. E se o Espírito de Deus, que levantou Jesus Cristo da morte, vive na vossa vida, ele vivificará o vosso corpo mortal pela ação desse mesmo Espírito Santo que vive em vocês". (O Livro).

6. Sem o novo nascimento, o homem é incapaz de aceitar o evangelho
Em Efésios 4:18, Paulo afirma: "Os seus entendimentos estão obscurecidos; a sua ignorância das coisas espirituais e a sua insensibilidade à voz divina os afastou da vida de Deus". (O Livro).

Ainda em I Coríntios 2:14-16, ele propõe: "Uma pessoa que não tenha o Espírito de Deus não pode compreender as coisas que o Espírito Santo nos ensina. Parece-lhe loucura, pois que só pelo Espírito Santo se podem perceber.

Uma pessoa espiritual tem a percepção de todas as coisas, mas os que são deste mundo não podem entendê-las. Como poderiam? Porque:Quem seria capaz de conhecer os pensamentos do Senhor,de ser seu conselheiro. Mas nós compreendemos estas coisas porque temos a mente de Cristo. (O Livro).

7. Sem o novo nascimento, nós somos incapazes de vir a Cristo ou recebê-lo como Senhor
O Apóstolo Paulo declara em I Coríntios 12:3: “​ninguém pode dizer que Jesus é o SENHOR, senão pelo Espírito Santo.” (Bíblia Vida Nova).

Em João 6:44 e 65, Jesus afirma: Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, o não atrair a mim, e no último dia os trarei a todos de novo para a vida. Era isto que eu queria dizer quando revelei que ninguém pode vir a mim a não ser que o Pai o traga para mim. (O Livro).

A afirmação que Jesus fez a Nicodemos, é revista por Paulo, afirmando que somente pelo Espírito Santo, que é concedido ao homem pelo novo nascimento  sua regeneração, que terá a possibilidade de dizer que Jesus é seu Senhor..


4. ELEMENTOS DA CONVERSÃO/REGENERAÇÃO
Para que haja o novo nascimento, existe a necessidade do homem se converter - Metanoia (mudança essencial de pensamento ou caráter; transformação espiritual) - se realmente quiser agradar a DEUS e em um futuro, participar de Sua família na eternidade.
Sendo assim, Champlin (2006, p. 528), acaba apresentando os elementos que solidificam a conversão do homem, assim sendo:

1. A conversão é inspirada pela força das Escrituras - Salmos 19:7, diz: "A Lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simples". (Bíblia Vida Nova);

2. É operada pelo Espírito - Salmos 51:12, afirma: "Restitui-me a alegria da Tua salvação e sustenta-me com o espírito voluntário". (Bíblia Vida Nova);

3. Grava no coração, a Lei moral de DEUS e isso pelo poder do Espírito - Paulo afirma em II Coríntios 3:3, quando disse: "Não há dúvida de que vós sois uma carta de Cristo, redigida por nosso ministério e escrita, não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, em vossos corações". (Bíblia Católica);

4. Ela é absolutamente necessária para a salvação - Mateus 18:3, Jesus afirma: "E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrarei no reino dos céus" (Bíblia Vida Nova);

5. Prepara o caminho para o serviço espiritual - Jesus declara a Pedro em Lucas 22:32, quando afirmou: "Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos". (Bíblia Nova Vida). Com este versículo, é possível afirma que o homem pode andar e estar na Igreja, ouvir e até mesmo anunciar o Evangelho porém, se não nascer de novo, estará condenado, como no exemplo de Pedro;

6. A tarefa da Igreja é conduzir todos os homens a conversão - Tiago 5:16 e 20, afirma: "Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia. saiba: aquele que fizer um pecador retroceder do seu erro, salvará sua alma da morte e fará desaparecer uma multidão de pecados". (Bíblia Católica);

7. Ela é à base do perdão dos pecados - Atos 3:19, afirma: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados". (Bíblia Vida Nova);

8. Ela consiste da fé e do arrependimento - Atos 20:21, afirma: "testificando tanto a judeus como a gregos (a todos) o arrependimento para com DEUS e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo". (Bíblia Vida Nova);

9. Ela prepara a alma para a união espiritual com Cristo - Romanos 6:3, diz: "Ou, porventura, ignorais que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na Sua morte?" (Bíblia Vida Nova);

10. A conversão é um ato divino, mas requer a cooperação do livre arbítrio do homem, sendo um ato divino e humano  e

11. A conversão necessariamente resulta na santificação, pois do contrário, não seria real - Hebreus 12:14 afirma: "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor". (Bíblia Vida Nova).


CONCLUINDO
Pela atitude do primeiro casal - Adão e Eva - o homem é considerado filho da ira do Senhor, sendo gerado em pecado. Romanos 3:23, afirma categoricamente que "todos pecaram e carecem da Glória de DEUS". (Bíblia Vida Nova). Não existe exceção para o novo nascimento, é para todos aqueles que crêem!

O novo nascimento trás nova vida. Liberta o homem das garras do Diabo, tira-o do lamaçal e faz com que a sua natureza seja transformada. A natureza carnal está expressa nas obras da carne, conforme Gálatas 5:19-21, que afirma:
Todos conhecem o tipo de vida de uma pessoa que quer fazer o que bem entende: sexo barato e frequente, mas sem nenhum amor; vida emocional e mental detonada; busca frenética por felicidade, sem satisfação; deuses que não passam de peças decorativas; religião de espetáculo; solidão paranóica; competição selvagem; consumismo insaciável; temperamento descontrolado; incapacidade de amar e de ser amado; lares e vidas divididos; coração egoísta e insatisfação constante; costume de desprezar o próximo, vendo todos como rivais; vícios incontroláveis; tristes paródias de vida em comunidade. E, se eu fosse continuar, a lista seria enorme. Essa não é a primeira vez que venho advertir vocês: se usarem a liberdade desse modo, não herdarão o Reino de Deus. (A Mensagem).

A nova vida em Cristo, após o arrependimento, liberta das obras da carne e passa-se a refletir os frutos do Espírito expressos em Gálatas 5:22-23, que afirma:
Mas vamos falar da vida com Deus. O que acontece quando vivemos no caminho de Deus? Deus faz surgir dons em nós, como frutas que nascem num pomar: afeição pelos outros, uma vida cheia de exuberância, serenidade, disposição de comemorar a vida, um senso de compaixão no íntimo e a convicção de que há algo de sagrado em toda a criação e nas pessoas. Nós nos entregamos de coração a compromissos que importam, sem precisar forçar a barra, e nos tornamos capazes de organizar e direcionar sabiamente nossas habilidades.

Essa é a transformação gerada pelo novo nascimento, proporcionada pela regeneração do homem para com DEUS, vida transformada. Ainda em Gálatas 5:16-18, Paulo aconselha:
Aqui vai o meu conselho: vivam nesta liberdade, motivados pelo Espírito de Deus; só assim vencerão seus impulsos egoístas. Pois há em nós uma raiz de egoísmo que guerreia contra a liberdade do Espírito! Esta liberdade é incompatível com o egoísmo. São dois modos de vida opostos: não dá para viver com os dois. Por quê não escolhem o caminho do Espírito? Só por ele poderão fugir dos impulsos inconstantes de uma vida dominada pela Lei. 

Viva em qualidade de vida; viva em nova vida!


REFERÊNCIAS
Bíblia O Livro. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/ol>. Acessado em: 12 jun. 2018.

Bíblia Versão Católica. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/vc>. Acessado em: 12 jun. 2018.

CHAMPLIN, R. N. ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA TEOLOGIA E FILOSOFIA. Volume 5. São Paulo: HAGNOS, 2006.

PETERSON, Eugene H. A Mensagem: Bíblia em linguagem contemporânea, supervisão exegética e teológica Luiz Sayão. São Paulo: Editora Vida, 2011.

PIPER, John. Por que precisamos nascer de novo? Disponível em: <http://voltemosaoevangelho.com/blog/2013/12/por-que-precisamos-nascer-de-novo-john-piper-24/>. Acessado em: 12 jun. 2018.

SHEDD, Russel P.G A Bíblia Vida Nova. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. São Paulo: Vida Nova, 1995.


[1] Pastor. Teólogo. E-mail: robinson.luis@bol.com.br


[i][i] Disponível em: <https://www.dicio.com.br/regeneracao/>. Acesso em: 12 jun. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário