segunda-feira, 23 de setembro de 2019

HOMEM NATURAL X HOMEM ESPIRITUAL



Robinson L Araujo[1]


Existe um dilema muito grande e um abismo que separa o homem natural do homem espiritual. Como assim, homem natural e espiritual?

Realmente existe um abismo entre os dois. Quando concebidos pela junção do espermatozoide com o óvulo, passamos a tomar a existência de homem natural, processo biológico, com todos os processos químicos, físicos, neurológicos e naturais, que fazem parte do nascimento de uma vida até sua morte.

O homem natural é caído, desde a transgressão cometida por nossos ancestrais (Adão e Eva).  O homem passou a partir daí, não compreender a essência do espiritual. Para que se possa entender, a Palavra nos afirma em I Coríntios 2:14: "Mas o homem natural não aceita as verdades do Espírito de DEUS. Elas lhe parecem loucura, e ele não consegue entendê-las, pois apenas quem é espiritual consegue avaliar corretamente o que diz o Espírito".

É impossível o homem natural compreender as coisas espirituais, como por exemplo, a própria existência de DEUS. Como provar a existência de DEUS? Em João 3:6-7, podemos encontrar: "Os seres humanos podem gerar apenas vida humana, mas o Espírito dá à luz vida espiritual. Portanto, não se surpreenda quando eu digo: ‘É necessário nascer de novo’".  Em outra versão, temos "O que é nascido da carne é carne". Somente quando o homem natural nasce novamente, por meio da aceitação do Espírito de DEUS - Novo Nascimento - que tem-se a possibilidade do homem transformar-se, passando a compreender as coisas espirituais.

Sendo assim, para que possamos nascer novamente, faz-se necessário a vivificação pelo Espírito Santo, conforme: "embora estivéssemos mortos por causa de nossos pecados, Ele nos deu vida juntamente com Cristo. É pela Graça que vocês são salvos". (Efésios 2:5). Somente por meio do convencimento que o Espírito Santo pode trazer e a aceitação da Obra Redentora do Filho, Jesus Cristo, que se é possível o Novo Nascimento, de um homem natural (caído) para um homem espiritual (vivo). E o melhor de tudo: Por meio da Graça, que não é comprado!

Efésios 2:8-9 ainda nos afirma: "Vocês são salvos pela Graça, por meio da fé. Isso não vem de vocês; é uma dádiva de DEUS. Não é uma recompensa pela prática de boas obras, para que ninguém venha a se gloriar".

Santo Agostinho acabou afirmando: "Por ocasião da queda, os dons naturais do homem foram corrompidos pelo pecado, enquanto seus dons sobrenaturais perderam-se completamente". Torna-se impossível, por sua queda, o homem natural compreender as realidades espirituais, salvo pela vivificação dada por DEUS. A essa ação, podemos chamar de Monergismo[2], sendo:
Ela é aquele poder sobrenatural de Deus somente pelo qual nos é concedida a capacidade espiritual para cumprir as condições do pacto da graça; isto é, para apreender o Redentor por uma fé viva, para se achegar aos termos da salvação, se arrepender dos ídolos e amar a Deus e o Mediador supremamente. O Espírito Santo, ao vivificar a alma, misericordiosamente capacita e inclina o eleito de Deus ao exercício espiritual da fé em Jesus Cristo. Este processo é o meio pelo qual o Espírito nos traz à viva união com Ele.

Por isso que Sto. Agostinho ainda afirmou: "O homem não se converte porque deseja, mas deseja converter-se porque a eleição assim o dispôs[3]".

Importante citarmos o que Arthur C. Custante[4] afirmou: "Sempre que houver um afastamento em qualquer medida da doutrina da eleição, haverá um afastamento do evangelho, pois o tal afastamento sempre acarreta a introdução de alguma obrigação da parte do homem em dar uma contribuição para sua própria salvação, contribuição essa que simplesmente ele não consegue dar".

Sendo assim, sempre poderá obter-se a salvação por meio da Graça, independente do que o homem possa fazer por sua bondade "natural" se assim, pode-se ser chamado.

Realmente é o que Sto. Agostinho ainda nos adverte: "A Graça de DEUS não encontra homens aptos para a salvação, mas torna-os aptos a recebê-la". Ainda: "A eleição corta pela raiz qualquer tentativa de salvação pelos méritos próprios".

Não há possibilidades pela força do homem natural, conhecer a transformação para home espiritual. Não temos esse poder! DEUS escolhe a cada um para lhe dar a oportunidade de Nascer novamente. Não voltando ao ventre materno e sim, um nascimento que provem da Água e do Espírito.

Não deixe que seu homem natural o afaste do homem espiritual. Realmente existe uma guerra entre os dois que não se pode ver, mas é possível sentir e, caso o homem natural vença, nos levará a um afastamento da possibilidade de uma vida eterna ao lado do Pai.

Deixe-se levar pelo convencimento do Espírito Santo de DEUS, passando a viver em Vida Plena.



BIBLIOGRAFIA

Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora. Copyright © 2016 por Editora Mundo Cristão. Todos os direitos reservados.

PARANAGUÁ, Glenio Fonseca. Na escola do discernimento. Londrina: IDE, 2017.



[1] Pastor. E-mail: robinson.luis@bol.com.br
[2] Disponível em: <http://monergismo.net.br/?p=1>. Acessado em: 23 set 2019.
[3] Disponível em: <https://ifte.blog.arautos.org/tag/santo-agostinho/>. Acessado em 23 set 2019.
[4] Arthur C. Custance (1910–1985) foi um fisiologista e escritor canadense , mais conhecido por sua defesa do criacionismo de brechas. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Arthur_Custance>. Acessado em: 23 set 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário